domingo, 25 de novembro de 2012

Informação e Opinião na Universidade do Minho

Já chamamos recentemente a atenção para as eleições que se aproximam na UM, nomeadamente para o Conselho Geral.
É nossa opinião que o valor de uma academia se vê também em tempo de eleições.
Academia que em tempo de eleições não debate abertamente os seus problemas; academia que não apresenta programas e candidatos de qualidade; academia de pensamento único é seguramente uma pobre academia.
A Universidade do Minho vai ser, por isso, posta à prova.
Logo à partida, há um problema sério para o qual temos repetidamente chamado a atenção: não temos um jornal de informação ampla, livre e isenta nem a opinião nela baseada.
A última tentativa que houve nesta área foi no mandato do Reitor Guimarães Rodrigues mas não vingou e pelas piores razões. Era um jornal que procurava ser livre e isento, dirigido por um qualificado docente da UM,  que considerou não ter condições para prosseguir o projecto de acordo com a qualidade que pretendia. Essa história nunca mereceu a atenção e reflexão devidas e porventura, valerá a pena recordar, um dia destes, o que se passou.
Agora, do que se trata, é de abrir espaço para a informação e opinião dentro da UM.
É disso que nos vamos procurar ocupar regularmente a partir de agora.
Não se trata de suprir a falta que faz um órgão de comunicação social livre e isento. É impossível. Trata-se de chamar a atenção para a falta que ele faz. Para isso vamos precisar  da ajuda de colegas da academia ( docentes, funcionários e alunos) que se disponham a dar o seu contributo, apresentando questões concretas.
Sei que não será  fácil.
Remeto para o que escrevemos neste blogue em Janeiro de 2011 sobre os poderes dentro da Universidade. Mas vamos tentar.
Trata-se afinal e ainda de lutar por uma melhor Universidade!