quarta-feira, 27 de junho de 2012

SDUM - Mais Uma Vez Apanhado na Armadilha do Regulamento

Certamente por motivo de uma pequena distracção, fui hoje notificado de que já estou em falta nos SDUM, devendo entregar um livro e pagar coima. O que vale é que, pela estratégia que adoptei, vou pagar apenas uma "multa de estudante" (50 cêntimos) e por isso nem vou resmungar muito.Deveria reagir. Deveria pôr em causa um regulamento que nos maltrata mas o tempo é escasso.

*

Fui fazer a entrega cerca das 19 horas e embora esteja já habituado a ver pagar coimas não esperava que se juntassem ali quatro leitores a desembolsar dinheiro. Uma aluna "PG" pagou 12 euros e outras duas alunas pagaram 2 e 5 euros, fora os cêntimos. Eu paguei apenas 50 cêntimos. Em pouco minutos os SDUM receberam mais de 20euros.

Admirei a resignação com que as leitoras sofreram a sanção. Nem uma palavra de queixa e só eu pedi recibo (uma forma leve de protesto).

Continuo a defender que não é assim que se deve tratar os utentes das bibliotecas da UM e que a sanção pecuniária deve ser aplicada apenas em casos de culpa grave devidamente comprovada.

Mas não é isso que pensam, pelo que vejo os nossos colegas do Senado Académico a quem cabe aprovar este regulamento, segundo julgo.